Centro de Educação Infantil
Rua Sinke Ferreira, 131 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - Fone/FAX: (41) 3266-2925
e-mail: [email protected]
IMPRIMIR
FECHAR

A Fundamentação Teórica

Proposta pedagógica fundamentada numa linha construtivista

No processo de construção do conhecimento, utilizando as mais diversas linguagens, a criança levanta hipóteses originais (muitas vezes provisórias) sobre aquilo que quer compreender. Tais hipóteses vão sendo reelaboradas ou substituídas à medida que ela vivencia experiências que lhe trazem novos elementos deste conhecimento. Portanto a aprendizagem é um intenso trabalho de criação, reelaboração, significação e ressignificação.

O currículo

Conteúdos de conhecimento como Movimento e Percepção, Linguagem, Matemática, Artes Plásticas e Música, Natureza e Sociedade  e a Formação Pessoal e Social estão presentes em todas as atividades da escola.

O Catavento incentivará a auto-afirmação e busca de independência, evitando atitudes muito protetoras. Atitudes cooperadoras, responsabilizando as crianças por tarefas compatíveis com suas possibilidades são valorizadas. A existência de normas e limites será apresentada como necessidade para a vida social. Deve-se lembrar que o desenvolvimento em situações de interação social implica na existência de conflitos e necessidade de negociação desses conflitos como elementos indispensáveis da vida social.