Centro de Educação Infantil
Rua Sinke Ferreira, 131 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - Fone/FAX: (41) 3266-2925
e-mail: [email protected]
IMPRIMIR
FECHAR

Vinte e Cinco anos de Catavento
Ana Maria Lopes Miranda de Souza

Em janeiro deste ano, o Catavento completou 25 anos de existência. E nós, suas fundadoras e a coordenadora Jocy Mara, 25 anos de trabalho, muitas vezes exaustivo, sim, mas sempre gratificante de orientar os primeiros passos dos nossos alunos no mundo do conhecimento.

Fazendo isto, da melhor forma que pudemos, crescemos e aprendemos. Aprendemos muito. Desde as aborrecidas questões burocráticas e contábeis indispensáveis ao funcionamento de uma firma, aos sobressaltos para manter financeiramente a escola em épocas turbulentas de sucessivos choques econômicos, inflação descontrolada, congelamentos, bloqueios e confiscos, aprendemos "na marra" questões que nunca foram abordadas nos anos de nossa formação de educadoras.

Mas, principalmente, aprendemos no nosso campo, na Ciência da Educação, observando, acompanhando e participando do maravilhoso florescimento das mentes infantis, explorando o conhecimento, abrindo-se para o mundo.

Não há melhor palavra para descrever isto do que "encantamento".

Eis porque, apesar das inevitáveis "canseiras ", nos sentimos tão gratificadas "girando" nosso Catavento que nunca pensamos em "mudar de ramo" assim como não nos ocorreu desviar nossos esforços voltados para a infância feliz de nossos alunos e seu crescimento como seres humanos, para apenas o "crescimento dos negócios".

E aqui estamos, neste retorno as aulas em 2004, em nossa escola pequena e aconchegante como sempre quisemos nestes 25 anos, tão animadas e esperançosas como no primeiro dia de aula em 1979 ( com 16 alunos matriculados), prontas para mais 25 anos. E vamos em frente !