Centro de Educação Infantil
Rua Sinke Ferreira, 131 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - Fone/FAX: (41) 3266-2925
e-mail: [email protected]
IMPRIMIR
FECHAR

Iniciando uma nova etapa
Larissa E. Cardoso

A cada início de ano as angústias e medos das nossas "mães e pais de primeira viagem" aparecem quando o assunto é o ingresso do seu filho na escola. Esta importante etapa no desenvolvimento infantil é cheia de significados, mitos e incertezas. "Será que ele vai gostar da escola?".

A minha experiência de tantos anos como professora de educação infantil e mais especificamente como educadora das classes de maternal, me fizeram ver que essas são questões comuns a todos os pais e que esta fase é difícil para as crianças e mais ainda para os adultos envolvidos no processo. Os momentos iniciais na escola exigem sempre um esforço de adaptação da criança, da família e daqueles que assumem seus cuidados.

Neste mês que passou trabalhamos com nossos alunos o tema "Páscoa". E assim como no período de adaptação escolar, vivemos momentos de renovação. E renovar é descobrir...a criança descobre um mundo novo longe do porto seguro que é a sua casa.

A família descobre que o seu bebezinho pode ser muito independente e pode "se virar" muito bem sozinho. Nós descobrimos mais uma vez que cada indivíduo é único, traz consigo sua própria história, seus costumes e particularidades. Isso nos faz refletir a nossa prática e reciclar as nossas metodologias todos os anos.

A época de adaptação é muito especial. Todos desejam que esta caminhe da melhor forma possível e para que isso aconteça é imprescindível que a escola e a família estabeleçam uma parceria e um diálogo franco onde todos possam expressar suas idéias e angústias.

É importante ressaltar que cada criança expressa sua ansiedade e medo de maneiras diferentes e a seu tempo. Algumas choram muito, outras ficam quietinhas e outras agressivas.Esses comportamentos são muito comuns e criança os utiliza como defesa para reagir às novas situações vividas por ela.

É importante, nessa fase, que todos, pais e educadores possam compreender e respeitar o momento da criança propiciando à ela conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações sem cobranças e expectativas. E com paciência e carinho o aluno vai aos poucos se integrando e se sentindo parte deste novo meio de convívio: a escola.

Felizmente o Catavento nesses 25 anos de existência conseguiu estabelecer uma relação muito próxima aos pais e alunos, o que facilita muito o processo de adaptação escolar.

Logo vocês, pais, irão perceber como a nossa escola é querida nos corações de nossos alunos, pois nós educadores do Catavento trabalhamos dia-a –dia buscando o melhor para eles, perseguindo sempre o nosso objetivo maior que é o de marcar positivamente a vida escolar dos nossos "pequeninos".

Podem ter certeza que todos os medos, as angústias e culpas serão brevemente superadas pela alegria de ver os primeiros rabiscos de seu filho, suas descobertas e seu desenvolvimento.

Sejam bem-vindos à nossa escola pais e mães de "primeira viagem", desejamos que vocês e seus filhos sejam muito felizes aqui e que guardem com carinho as lembranças dos anos passados no Catavento.