NOSSA EQUIPE
«« voltar

Iniciando uma nova etapa
Larissa E. Cardoso

A cada início de ano as angústias e medos das nossas "mães e pais de primeira viagem" aparecem quando o assunto é o ingresso do seu filho na escola. Esta importante etapa no desenvolvimento infantil é cheia de significados, mitos e incertezas. "Será que ele vai gostar da escola?".

A minha experiência de tantos anos como professora de educação infantil e mais especificamente como educadora das classes de maternal, me fizeram ver que essas são questões comuns a todos os pais e que esta fase é difícil para as crianças e mais ainda para os adultos envolvidos no processo. Os momentos iniciais na escola exigem sempre um esforço de adaptação da criança, da família e daqueles que assumem seus cuidados.

Neste mês que passou trabalhamos com nossos alunos o tema "Páscoa". E assim como no período de adaptação escolar, vivemos momentos de renovação. E renovar é descobrir...a criança descobre um mundo novo longe do porto seguro que é a sua casa.

A família descobre que o seu bebezinho pode ser muito independente e pode "se virar" muito bem sozinho. Nós descobrimos mais uma vez que cada indivíduo é único, traz consigo sua própria história, seus costumes e particularidades. Isso nos faz refletir a nossa prática e reciclar as nossas metodologias todos os anos.

A época de adaptação é muito especial. Todos desejam que esta caminhe da melhor forma possível e para que isso aconteça é imprescindível que a escola e a família estabeleçam uma parceria e um diálogo franco onde todos possam expressar suas idéias e angústias.

É importante ressaltar que cada criança expressa sua ansiedade e medo de maneiras diferentes e a seu tempo. Algumas choram muito, outras ficam quietinhas e outras agressivas.Esses comportamentos são muito comuns e criança os utiliza como defesa para reagir às novas situações vividas por ela.

É importante, nessa fase, que todos, pais e educadores possam compreender e respeitar o momento da criança propiciando à ela conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações sem cobranças e expectativas. E com paciência e carinho o aluno vai aos poucos se integrando e se sentindo parte deste novo meio de convívio: a escola.

Felizmente o Catavento nesses 25 anos de existência conseguiu estabelecer uma relação muito próxima aos pais e alunos, o que facilita muito o processo de adaptação escolar.

Logo vocês, pais, irão perceber como a nossa escola é querida nos corações de nossos alunos, pois nós educadores do Catavento trabalhamos dia-a –dia buscando o melhor para eles, perseguindo sempre o nosso objetivo maior que é o de marcar positivamente a vida escolar dos nossos "pequeninos".

Podem ter certeza que todos os medos, as angústias e culpas serão brevemente superadas pela alegria de ver os primeiros rabiscos de seu filho, suas descobertas e seu desenvolvimento.

Sejam bem-vindos à nossa escola pais e mães de "primeira viagem", desejamos que vocês e seus filhos sejam muito felizes aqui e que guardem com carinho as lembranças dos anos passados no Catavento.


Nossa equipe de profissionais
BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA E A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR.
       Contribuição das Prof. Gisele e Flavia.
Exercício Físico Para Escrever Bem
       Contribuição da Prof. Dálian Rodrigues
Aprendendo e Brincando
       Contribuição - Profs: Jeniffer e Sara
Jardim de Infância ...
       Contribuição da Prof. Cristina Pinheiro
Direitos da criança
       Fabiana, Francielly, Mariana e Sandra.
Brincar
       contribuição de Mariana Kalil
Ser criança... (Nilse Caldas César)
       Contribuição de Francielly Campos Tomaze
O brinquedo é a essência do desenvolvimento infantil
       Contribuição de Inez Sotta Antunes
Sobreviventes... ( Luís Fernando Veríssimo )
       Contribuição de Joyce de Souza Melo
Em treinamento.
Relaxamento para as crianças
       Colaboração da profª Andressa
Escola
       Colaboração de Vanessa de S. Fernandes
Ser criança
       Contribuição de Fabiana D. Mancini
Quando os filhos crescerem
       Contribuição de Vanessa B. Chitz
Coisas que aprendi com você papai
       Contribuição de Inez Sotta Antunes
Contar histórias...
       Andressa L. A. Gonçalves Delay.
O papel do ambiente familiar na formação de crianças leitoras
       Edilaine Damann da Luz Silva
Somos diferentes e únicos (isso nos torna especias).
       Késia Loriane
Faz-de-conta prepara para a vida adulta
       Contribuição de Jocy M. M. O. Cordeiro

  «« voltar versão para impressão   

[ A Escola | Atividades | Nossa Equipe | Conhecendo a escola | Como chegar | Entre em contato ]
[ Informações Gerais | Projetos Pedagógicos | Quadro Mural | Perguntas freqüentes | Home ]

www.catavento-pr.com.br
Rua Sinke Ferreira, 121 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - fone/FAX (41) 3266-2925
e-mail: [email protected] / [email protected]