NOSSA EQUIPE
«« voltar

Exercício Físico Para Escrever Bem
Contribuição da Prof. Dálian Rodrigues

Jogos e atividades com bola, por exemplo, ajudam a conhecer o corpo e desenvolvem a coordenação motora de crianças em fase de alfabetização.

 

 

         A tarefa é complexa. Mobiliza 14 ossos digitais, cinco palmares, oito do punho, tendões e diversos músculos do braço. Tudo isso amparado por ombros e coluna vertebral. Toda a atenção é dirigida a um objeto de madeira que, graças ao sutil movimento de pinça do polegar opositor em conjunto com o indicador e o dedo médio, pressiona o papel, fazendo nele uma marca chamada letra.

         Esse é o resumo do que acontece em nosso corpo quando pegamos um papel e um lápis para escrever. Além do raciocínio, a atividade exige uma aprendizagem complexa no campo da coordenação motora fina. Por isso, é fundamental desenvolver essa habilidade na criança desde cedo. E a Educação Física é um precioso auxiliador.

         Cada vez mais, há estudos sobre a participação dessa disciplina, que se dedica ao corpo, no processo da alfabetização. Segundo eles, as atividades colaboram para um bom desenvolvimento motor e, consequentemente, melhoram a aprendizagem.

         Com 6 anos, a criança bem estimulada, já domina movimentos corporais fundamentais: corre, salta, equilibra-se bem em uma perna só, tem melhor domínio sobre materiais e escala pequenos obstáculos. Está na fase que os especialistas em psicomotricidade (relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade) chamam de corpo vivido. Tudo isso desenvolvido durante os anos anteriores, de forma lenta e progressiva.

         As brincadeiras e atividades realizadas durante as aulas de Educação Física, permitem às crianças aprimorar suas habilidades físicas, suas percepções de espaço e de tempo e, também, sua concentração, atenção, criatividade, expressão e ritmo.

         De um modo mais direto, há uma forte relação entre os movimentos realizados na "quadra" e aqueles feitos no caderno. O aluno necessita da percepção espacial bem trabalhada, para utilizar uma folha de papel: ocupar os espaços, respeitar as margens e linhas. Necessita da sua noção de ritmo e percepção temporal na hora da leitura, para a cadência correta das sílabas e palavras, boa harmonia e entendimento de pequenos textos. Para segurar e dominar o lápis, a criança precisa desempenhar o equilíbrio entre as forças musculares, flexibilidade e agilidade de cada articulação dos membros superiores.

         Portanto, entre esses e muitos outros exemplos de consequências, temos no estímulo ao movimento, um grande aliado no que diz respeito ao desenvolvimento, tanto físico quanto intelectual das crianças.

         A seguir, quatro exemplos de atividades e suas relações na sala de aula:

  * Condução de um arco (bambolê) pelo espaço da sala: Essa atividade trabalha a motricidade fina e exige o movimento de molinete (girar o punho), necessário para o desenho das letras.

  * Atividades pré-desportivos de basquete: Quando a bola bate no chão, imitando o fundamento do jogo, a criança precisa coordenar o movimento das mãos com o dos olhos, exatamente o mesmo que ocorre durante a escrita.

  * Lançar a bola ao alto, bater palmas e pegá-la novamente: Esse exercício traz vários cálculos embutidos. Quando o número de palmas cresce, a criança tem três opções: 1. Lançar a bola mais alto (aumento da força); 2. Bater palmas mais rapidamente (aumento de ritmo); 3. Agachar-se para pegar a bola (percepção espaço temporal). É uma atividade de fundo lógico-matemático, que trabalha diversos conceitos e exercita o tônus muscular, essencial para segurar o lápis de forma correta.

  * Atividade de "pega-pega" em espaço delimitado: A criança precisa buscar espaços vazios, para fugir do colega pegador. Atividade semelhante ocorre, quando a criança, precisa utilizar uma folha com equilíbrio e harmonia, para fazer um pequeno texto com ilustrações, no estilo tirinhas de gibi.

         Concluindo, são de extrema importância as brincadeiras e atividades físicas, bem conduzidas e trabalhadas, na Educação Infantil. Brincando, os alunos desenvolvem suas capacidades físicas e se preparam para escrever.

 

 

         Adaptado dos artigos:

 

* "A influência da psicomotricidade na alfabetização", Roberto Giancoterino

(meuartigo.brasilescola.com)

  * "Exercício Físico para escrever bem", Ricardo Prado

         (revista Nova Escola, 152)

  * "A contribuição da Educação Física para a Alfabetização", Michelle Pereira de Souza e Renata da Costa Peixoto

         (www.efdeportes.com)


Nossa equipe de profissionais
BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA E A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR.
       Contribuição das Prof. Gisele e Flavia.
Aprendendo e Brincando
       Contribuição - Profs: Jeniffer e Sara
Jardim de Infância ...
       Contribuição da Prof. Cristina Pinheiro
Direitos da criança
       Fabiana, Francielly, Mariana e Sandra.
Brincar
       contribuição de Mariana Kalil
Ser criança... (Nilse Caldas César)
       Contribuição de Francielly Campos Tomaze
O brinquedo é a essência do desenvolvimento infantil
       Contribuição de Inez Sotta Antunes
Sobreviventes... ( Luís Fernando Veríssimo )
       Contribuição de Joyce de Souza Melo
Em treinamento.
Relaxamento para as crianças
       Colaboração da profª Andressa
Escola
       Colaboração de Vanessa de S. Fernandes
Ser criança
       Contribuição de Fabiana D. Mancini
Quando os filhos crescerem
       Contribuição de Vanessa B. Chitz
Coisas que aprendi com você papai
       Contribuição de Inez Sotta Antunes
Contar histórias...
       Andressa L. A. Gonçalves Delay.
O papel do ambiente familiar na formação de crianças leitoras
       Edilaine Damann da Luz Silva
Somos diferentes e únicos (isso nos torna especias).
       Késia Loriane
Iniciando uma nova etapa
       Larissa E. Cardoso
Faz-de-conta prepara para a vida adulta
       Contribuição de Jocy M. M. O. Cordeiro

  «« voltar versão para impressão   

[ A Escola | Atividades | Nossa Equipe | Conhecendo a escola | Como chegar | Entre em contato ]
[ Informações Gerais | Projetos Pedagógicos | Quadro Mural | Perguntas freqüentes | Home ]

www.catavento-pr.com.br
Rua Sinke Ferreira, 121 - Jardim das Américas
Curitiba, PR - fone/FAX (41) 3266-2925
e-mail: [email protected] / [email protected]